História do Acrílico

História do Acrílico

Um pouco de história

Enquanto a história do vidro se estende por 6.000 anos, a dos plásticos é essencialmente o resultado dos últimos 60 anos.

Os primeiros passos quanto a criação de uma resina que se assemelhava ao acrílico se deu por volta dos anos 1835, após anos de estudos e experiência. Somente em meados de 1929, William Chalmers descobriu uma alternativa para os vidros, que passou a ser produzido por empresas norte americanas e inglesas, a baixo custo. Essa descoberta foi utilizada na fabricação de vidros sintéticos para aviões na Segunda Guerra Mundial.

Devemos notar, contudo, que o policarbonato chega ao Brasil apenas em 1990; e passa a ser produzido por aqui só em 1995, pela Day Brasil – ligada à General Electric (GE) norte americana. Também, a Policarbonatos do Brasil produz, na Bahia, desde 1996 placas compactas do material (“PC Light”). Sua produção é de 3000 toneladas/ano.

Por fim, em1998, a Replaex (instalada no Rio de Janeiro – tendo matriz na Itália), começa a produzir chapas de policarbonato alveolar refletivo que, segundo fabricante, apresentam 30% de melhora no desempenho térmico. Suas chapas compactas ainda são importadas da Itália.